Ano Novo, Vida Nova?

Tem cumprido as resoluções feitas nesta altura? E as mudanças mais importantes que fez na sua vida, foram decididas na véspera de fim de ano ou iniciadas nos primeiros dias de Janeiro? Reza a história que foi na Babilónia, há mais de 4000 anos que houve as primeiras comemorações de Ano Novo e, com elas, as primeiras resoluções feitas pelos nossos antepassados. A comemoração, chamada Akitu, durava 12 dias e era feita em Março, no início da Primavera. As pessoas prometiam aos deuses pequenas coisas, como pagar as suas dívidas ou devolver bens emprestados. Hoje, temos este hábito de fazer promessas a nós próprios e com o foco na mudança de comportamento.

Segundo um estudo da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos da América (EUA), 45 por cento dos norte-americanos costuma fazer as famosas resoluções de Ano Novo mas apenas 8 por cento as cumpre.

A mudança tem muito que se lhe diga e tem sido uma das matérias mais estudadas pela psicologia e neurociência comportamental. Algumas defendem que são os fatores externos que propiciam a mudança, outras põe o foco na intenção ou motivação, muitas debruçam-se sobre a forma de quebrar hábitos e sair do modo de piloto automático.

Mas seja qual for a sua motivação, importante mesmo é que tenha uma excelente passagem de ano e que, caso seja o que deseja, a sua vida seja uma vida nova.
Para tal, veja as nossas dicas para organizar uma festa que vai agradar a todos e que vai certamente fazer da noite um excelente início de ano.

Eis algumas dicas para quem prepara a passagem de ano em casa:

  • Escolha criteriosamente os convidados. Se possível, evite juntar pessoas desavindas e tente entrar no ano com as pessoas de que realmente gosta e com as quais se relaciona.
  • Escolha um tema para a festa que a possa ajudar a definir decoração, ementa, música e dress code para os convidados. Não se esqueça que é uma festa!
  • Dependendo do número de convidados, opte por mandar fazer alguns pratos fora para se poupar ao stress e evitar chegar à grande noite exausta depois de um dia na cozinha.
  • Pense antecipadamente em jogos (de tabuleiro ou não), música ou outras distrações que possam distrair os convidados e dinamizar o convívio.
  • Se houver crianças, prepare um cantinho da sala para elas com jogos infantis e brinquedos para que se possam distrair. Lápis de cor e imagens para colorir são sempre uma excelente opção.
  • Para não perder a hora H, programe um TLM que anuncie a chegada da hora. De preferência cinco minutos antes para ter tempo de ir buscar o champagne e as taças para o brinde!

 

COM O APOIO:

Name
Name
Name
Name
Name
logo_sodastream_footer
CR_Extra_Full_Colour_Marque_165px
WHIRPOOL3