Natal mais verde

Todos os anos o Natal é marcado pela abundância e o desperdício. Este ano, siga alguns conselhos e dê um presente à natureza, torne o seu Natal mais verde

Antes do Natal

  • Opte por uma árvore de Natal natural e em vaso, caso possa mantê-la durante todo o ano. Caso não consiga manter a opção mencionada e goste mesmo de árvores verdadeiras, recorra apenas a árvores vendidas com autorização e com garantia da sustentabilidade do corte. Outra hipótese é comprar uma árvore artificial, que possa ser reutilizada durante vários anos.
  • Tenha o cuidado de escolher bem os enfeites de Natal, fugindo às modas para que os possa reutilizar por muitos e longos anos. Pode criar os seus próprios enfeites a partir de materiais recicláveis, criando novas opções todos os anos.
  • Dê preferência a lâmpadas energeticamente eficientes para reduzir a sua fatura energética e ambiental.
    Isole bem a sua casa de modo a reduzir os gastos com o aquecimento e, também, para poupar recursos uma vez que estamos perante uma época particularmente fria.
  • Não se esqueça de que certas espécies animais e vegetais estão em vias de extinção. O azevinho é uma dessas espécies. Opte por outra solução de decoração. Existem no mercado imitações artificiais de azevinho que podem ser reutilizadas de uns anos para os outros. Também pode usar a sua própria criatividade.
  • Em caso de dúvida sobre a prenda a oferecer, opte pelos cheques-prenda já disponíveis em inúmeras lojas. São uma garantia de que irá ao encontro das expectativas de quem a recebe.
  • Utilize os transportes públicos nas suas deslocações às compras ou junte-se com amigos ou familiares num mesmo veículo. É mais económico e pode pedir opiniões quando estiver indeciso.

Depois do Natal

  • Aproveite todos os laços e papel de embrulho possíveis para que os possa utilizar noutras ocasiões. As embalagens, caixas e papéis de embrulho podem servir para as crianças fazerem divertidos objetos, como máscaras, porta-canetas, etc.
  • Faça a separação de todas as embalagens papel, cartão, plástico, metal e coloque-as no ecoponto. Desta forma vai evitar os amontoados de lixo e sentir-se um cidadão ambientalmente exemplar.
  • Para se penitenciar do desperdício de energia nesta época, contribua com um Certificado de Compensação de Emissões. O valor é aplicado em projetos de diminuição de dióxido de carbono na atmosfera, como programas de reflorestação.

Fonte: Associação Ambiental Quercus

 

COM O APOIO:

Name
Name
Name
Name
Name
logo_sodastream_footer
CR_Extra_Full_Colour_Marque_165px
WHIRPOOL3